Polímeros Sintéticos
Pesquisa sobre
Polímeros Sintéticos
Introdução
Desde longa data, o ser humano vem utilizando materiais para executar tarefas no sentido de propiciar conforto para si. Primeiro foi a madeira, depois os metais, a cerâmica, o vidro, as ligas metálicas, o concreto e mais recentemente os polímeros. Plástico, borrachas, fibras, resinas, adesivos são exemplos de alguns polímeros que o ser humano tem fabricado para os mais variados fins. Mas fabricar polímeros não é um privilégio do ser humano, houve um momento na historia da Terra em que as condições ambientais da época favoreceram a formação das primeiras moléculas complexas, que são os aminoácidos. Substancia essencial para a formação das proteínas que é um polímero natural e dos organismos vivos.
Os polímeros são materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamados meros. (Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência.) Os Polímeros têm diversas aplicações desde a Medicina aos Plásticos. A maioria dos objetos que nós utilizamos tem polímeros na sua constituição. Como exemplo: plástico, borracha, etc.
Os polímeros também causam bastantes problemas ao ambiente, pois são bastante poluidores. Por isso, temos que pensar em reciclá-los, reutilizá-los, mas principalmente em reduzi-los tentando poupar o ambiente ao máximo. O grande desafio da humanidade é unir o desejo, o desenvolvimento econômico, o respeito ao meio ambiente e a democratização da qualidade de vida, utilizando a química com ética e responsabilidade.
Polímeros
Um polímero é uma substância formada por vários segmentos idênticos, por esse motivo, fica fácil de reconhecê-lo a partir de sua fórmula, bastando para isso observar se sua representação