relatorio de estagio Logística
Algeny Ferreira Pinto
Ariene Lopes Mendes
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Niquelândia – GO
Junho/2015
Unidade Integrada SESI SENAI Niquelândia
Algeny Ferreira Pinto
Ariene Lopes Mendes
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório da componente ”Programação da Produção” desenvolvido em cumprimento à exigência curricular do Curso Técnico Logístico do SENAI – GO, sob orientação do Professor Kleiton Aires.
Área: Depósito – Estoque, Armazenagem Compras e Recebimento de Mercadorias.
Niquelândia – GO
Maio/2015
Sumário
1 Introdução 4
2 Semana da Indústria 5
3 Lead Time de Suprimentos 6
3.1 Apresentação (Encenação) 8
4. Conclusão 15
1 Introdução
É um grande desafio para as organizações, entender qual o papel estratégico do planejamento e controle dos estoques, porém é de notória importância para o mercado competitivo que alguns detalhes, como o controle de estoques, estejam resolvidos e bem implantados.
A organização que entende a importância desta prática tem a tendência de obter maior competitividade dos seus processos operacionais e um melhoramento contínuo nos serviços prestados ao cliente.
O estoque quando parado, gera custos para a empresa, como: juros, depreciação, aluguel, equipamentos de movimentação, deterioração, obsolescência, seguros, salários e conservação.
Uma solução eficaz para esta dificuldade é diminuir os custos de armazenagem, controlar o reabastecimento de estoque inicial de acordo com a necessidade, com um ponto de pedido definido, com o tempo correto com a demanda.
Segundo RODRIGUES (2002), “No atual ambiente empresarial extremamente competitivo, a manutenção da clientela, a obtenção de lucro e a permanência da empresa no mercado dependem de reduzir os custos”.
Para qualquer tipo de organização é importante que se tenha um controle de estoque correto e confiável, já que este será utilizado para controlar os desperdícios, os desvios, valores para a análise do capital e controle de venda e