estrutura e organização da educação brasileira
Centro de Educação à Distância
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Prof. Msc. Djalma Silveira
Curso de Pedagogia
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
“A elaboração de um plano de educação pressupõe alguns motivos que o exijam. Isso significa que deve ser constatada a existência de determinado problema para, então, buscar soluções para ele, formular uma política e um plano de implementação”. (AZANHA,1998,p.70) Grandes foram as transformações ocorridas a partir dos avanços tecnológicos, seja de natureza política, econômica ou na organização do trabalho. Essas transformações tiveram e continuam a ter reflexos sobre a sociedade e também sobre a educação. Entendemos que a necessidade de mudança e adequação no modelo educacional não foi necessariamente para atender os anseios da população, mas às ideias neoliberais e aos interesses do sistema capitalista. Importante compreender também que as desordens econômicas, sociais e politicas sempre são refletidas na educação, alterando inclusive o processo constitucional que rege as leis.
Na constituição de 1988 a sociedade presenciou as grandes mudanças após intensos conflitos entre as organizações governamentais e não governamentais, gerando alterações das leis e influenciando no exercício da cidadania.
Somente em 1996 foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, que teve por objetivo reforçar e estabelecer a estrutura e a organização da educação brasileira e organizou toda a prática pedagógica, administrativa e curricular dentro do sistema educacional.
A LDB/96 estabeleceu os princípios que norteiam a educação no Brasil, tais como: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;liberdade de aprender, ensinar,pesquisar,divulgar a