Estrutura e organização da educação brasileira
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
[pic] ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Esta ATPS fará uma breve explicação sobre o tema a estrutura dos sistemas Federal, Municipal e Estadual de ensino, referente á disciplina Estrutura e Organização da Educação Brasileira, identificando a estrutura educativa do sistema de ensino no Brasil. A escolha desse tema se deve ao interesse pelas causas sócio-educativas do nosso governo, o texto que segue, foi organizado numa síntese sobre os sistemas de ensino e na análise do documento da LDB se ele deixa claro ou não se o Brasil tem um sistema único de ensino.
Esses três sistemas foram criados pela lei nº 9394 de 20 de novembro de 1.996 onde caberá á União incumbir-se de elaborar o plano nacional de educação e compete aos Estados e aos Municípios recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.
Segundo o artigo 36º da LDB o currículo de ensino médio destacará a educação tecnológica básica, a compreensão da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.
Mas o que temos visto são alunos do ensino médio que se formam sem nenhuma preparação para este mundo globalizado.
Por exemplo, o mercado de trabalho, sem noção alguma de qual curso superior querem fazer e sem ter adquirido a básica compreensão da gramática da língua portuguesa, muito menos da ciência, das letras e das artes, temos então, jovens despreparados para um concurso público, ou para um curso superior, não vou generalizar, mas a realidade que temos visto não foje muito á este contexto.
A União diz que apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural ás comunidades indígenas desenvolvendo programas integrados de ensino e