ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO EAD
A EaD (Educação à Distância) é um sistema tecnológico de comunicação que substitui a interação pessoal entre professor e aluno que originalmente acontece na sala de aula.
Tal interação acontece a partir de uma ação sistemática e conjunta que faz uso de diversos recursos didáticos e do apoio de uma organização e tutoria que proporcionam a aprendizagem independente e flexível do aluno.
No ensino a distância, algumas aulas acontecem em um polo de ensino, onde há biblioteca, laboratório e tutor presencial, responsável pelo ensino e que, entre outras funções, orienta, auxilia e gerencia a aprendizagem individual do aluno. É no polo também que são feitas algumas das avaliações escritas. Nas aulas presenciais, o professor tem um tempo predeterminado para ministrar conteúdo e atividades avaliativas.
Na EaD, o professor é “... um agente organizador, dinamizador e mediador da construção do conhecimento do aluno e até da sua autoaprendizagem.” (Rossi,
Leila L. e Pimentel, Nara Maria - EaD, Tecnologia e Formas de Linguagem)
Outro recurso da EaD é o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), em que o professor faz interações frequentes com o aluno via chats, fóruns e e-mails.
Neste ambiente estão disponíveis os recursos necessários para que o aluno realize as atividades a distância solicitadas pelo professor.
É no AVA também que o aluno tem o feedback (retorno) das suas atividades que são postadas pelo tutor a distância, o qual, além de corrigir as avaliações, pode comentar os trabalhos realizados pelos alunos e ainda ajudá-los na compreensão dos materiais do curso a partir de discussões e explicações, entre outras atribuições.
Ainda sobre avaliação, nota-se que a modalidade a distância fornece subsídios para auxiliar o processo ensino e aprendizagem que desconstroem a concepção tradicional de educação, que se fundamenta na transmissão de conteúdos, centrada na figura do professor, uma vez que, através das tecnologias digitais, o aluno