Trabalho de Análise de Balanço.1
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS (FAMETRO)
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TURMA: CON131N02
Gilmara Cordeiro da Silva
ANÁLISE DE BALANÇO
MANAUS
2015
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO (IME)
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS (FAMETRO)
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TURMA: CON131N02
Gilmara Cordeiro da Silva
ANÁLISE DE BALANÇO - QUOCIENTES DE ESTRUTURA DE CAPITAIS E RENTABILIDADE
MANAUS
2015
01: Quando uma empresa substitui dívidas de longo prazo por dívidas de curto prazo, o que acontece com o seu endividamento (quantidade e qualidade da dívida)?
Resposta: Esse endividamento se torna ruim para a empresa, pois compromete os recebimentos de curto prazo com as dívidas de curto prazo, ao contrário as dívidas de longo prazo tem a vantagem de um tempo maior para captar recursos e pagar as dívidas de uma forma mais cautelosa sem comprometer o seu disponível. Ao adquirir dívidas de longo prazo devem-se analisar as vantagens e desvantagens de juros, encargos sociais e outros que podem agravá-la. O melhor é manter o equilíbrio entre dívidas de curto e longo prazo sendo a última, melhor opção em caso de uma crise financeira, a empresa não ser obrigada a desfazer-se do seu estoque por qualquer preço.
02: Quando pensamos em endividamento é comum lembrarmos, da afirmativa: “dívida não se paga, administra-se”. Comente-a.
Resposta: Pode haver um grande equívoco nesta afirmativa, pois é extremamente favorável que a empresa tenha a administração de seus compromissos, inclusive, por imprevistos e adequá-los ao perfil de cada dívida. Dívidas onerosas ocasionam encargos, juros, etc. estas não são aconselháveis, o ideal é que seja o perfil do endividamento adaptado a captação de receitas, saldando os compromissos no menor prazo possível, reduzindo os encargos.
03: Os Ativos da Cia. Exemplos são financiados, em sua maior