Estrutura Organizacional da Ead
Anote em sua Agenda
Antes de verificarmos a estrutura necessária e os aspectos a serem considerados para a oferta de um curso à distância, anote o que recomenda MARTINS (2004):
“A organização de um sistema de Educação a Distância é mais complexa, às vezes, que um sistema tradicional presencial, visto que exige não só a preparação de material didático específico, mas também a integração de multimeios e a presença de especialistas nesta modalidade. Apesar das dificuldades na organização desse sistema, os resultados já conhecidos de experiências realizadas incentivam aqueles que ainda não o desenvolvem, a fazê-lo.”
A estrutura da EaD, segundo GARCIA ARETIO (1996, p.55-56) é composta de:
a) Unidade de produção de material didático – com especialistas em conteúdos e na organização de material específico para EaD.
b) Unidade de distribuição de material didático – cuja função é garantir que os estudantes tenham acesso ao material, mesmo aqueles mais distantes geograficamente.
c) Processo de comunicação – com especialistas em comunicação e informática para garantir o funcionamento dos diversos meios que possibilitem a comunicação bidirecional.
d) Coordenação do processo de aprendizagem – para coordenar as ações dos diversos agentes
(produtores de material didático, responsáveis pelo processo ensino -aprendizagem, tutores, avaliadores).
e) Avaliação – com acompanhamento de todas as fases do processo de ensino -aprendizagem.
f) Centros ou Unidades de apoio – dispersos geograficamente, estes centros podem ser autônomos quanto ao funcionamento econômico e administrativo, mas dependente no plano acadêmico da Sede Central.
A Educação a Distância pode ser ofertada à comunidade em quaisquer níveis (graduação, pós-graduação lato e/ ou stricto sensu, aperfeiçoamento, capacitação). Para a definição do curso, a instituição deverá levantar as reais necessidades sentidas na região. Alguns aspectos devem ser