ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR
Membrana plasmática e citoplasma
Todas as células encontram-se envoltas por uma fina membrana composta principalmente por fosfolipídios e proteínas, a membrana plasmática. Portanto, para sair ou entrar da célula, todas as substâncias precisam passar pela membrana plasmática. Esta passagem pode ocorrer de duas formas: ou a substância atravessa a membrana ou é englobada por ela. No primeiro caso a passagem pode acontecer sem gasto de energia (transporte passivo – com o objetivo de manter a igualdade de concentração entre o meio interno e externo) ou com gasto energético (transporte ativo – com o objetivo de manter uma diferença de concentração entre o meio externo e interno). O processo de “englobamento” de substâncias pela membrana plasmática é chamado de endocitose, quando a substância entra na célula, e de exocitose quando ela é expelida para o meio externo.
No interior da membrana plasmática há o citoplasma, um material fluido no qual as organelas celulares e o núcleo encontram-se imersos. O citoplasma é percorrido por uma rede de filamentos chamada de citoesqueleto. O citoesqueleto é composto por microtúbulos e microfilamentos que são responsáveis pela manutenção da forma da célula e por seus movimentos.
Retículo endoplasmático: É formado por uma rede de pequenos tubos interligados revestidos por uma membrana lipoprotéica. Existem dois: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa, sendo os dois responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias. Devido à presença dos ribossomos, o retículo endoplasmático rugoso também possui um papel importante na síntese de proteínas.
Ribossomos: Atuam na síntese de proteínas. Eles ocorrem tanto soltos no citoplasma quanto aderidos à superfície externa do retículo endoplasmático rugoso. Eles são formados por duas unidades de tamanhos diferentes compostas principalmente por um tipo especial de