Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
NOME
RA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROFA
RIBEIRÃO PRETO/SP
5 º SEMESTRE/2012
ETAPA 1
Tipos de investimentos
Investimento Privado - a utilização no território nacional de capitais, bens de equipamento e outros ou tecnologia, ou a utilização de fundos que se destinem à criação de novas empresas, ou agrupamento de empresas, ou outra forma de representação social de empresas privadas, nacionais ou estrangeiras, bem como a aquisição da totalidade ou parte de empresas de direito. O investimento privado contempla as ações de investimento de empresas privadas em favor de uma população ou localidade. Por exemplo, a criação de uma fábrica em determinada cidade ou de uma empresa que presta serviços para a população.
O critério de privado vem de recursos originados de empresas de propriedade privada.
Investimento Público: Por exemplo, melhorar o transporte público da cidade seria uma enorme melhora se ele fosse transformado em um transporte público gratuito e para fazer isso tem que investir dinheiro, porque alguém tem que pagar, no caso o Estado. As pessoas pensam que isso é déficit, mas não, isso é investimento público social que gera desenvolvimento, porque as pessoas vão viajar de graça, vão ter um bom sistema público, vão chegar rápido no trabalho e estar mais bem dispostas.
O investimento público necessariamente deve ser feito com recursos públicos e deve trazer benefício público (retorno). Por outro lado, podemos citar como exemplo de investimento público a substituição da tubulação no fornecimento de água (quando este é feito pelo Poder Público), onde podemos avaliar que em “tantos” anos o investimento se pagará pela economia na água que seria desperdiçada. Após pago o investimento, viria sim o chamado lucro para a população, vez que o dinheiro poupado é público.