Resenha da autora Maria da Graça Nicoletti Mizukami
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos da educação e ensino).
Este livro reúne as principais teorias que servem de subsídio aos educadores em geral, na tentativa de uma melhor compreensão do processo educativo. Nele está presente a dimensão humana, técnica, cognitiva, emocional, sócio-política e cultural, permitindo aos educadores, após conhecer cada uma delas, analisar, refletir e discutir criticamente, com qual das abordagens sua prática pedagógica se identifica, ou qual concepção pretende-se seguir. Ele vem mexer com a concepção de sujeito do leitor, questionando que tipo de homem queremos ser, e que indivíduo queremos formar, mexendo com o coração e o intelecto, para que tenhamos em mente a importância que cada uma delas tem, ou teve na história da educação. Uma verdadeira obra para ser usada na prática.
O primeiro capítulo nos remete à abordagem tradicional, onde o processo de ensino não se fundamenta em teorias, mas em práticas exercidas através dos anos. A abordagem tenta caracterizá-lo em suas diferentes manifestações, buscando apreender as implicações dele decorrentes para a ação pedagógica do professor. O homem é considerado como um ser acabado, um receptor passivo, inserido no mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas. O mundo é externo ao indivíduo, e este irá apossando-se gradativamente da realidade transmitida pelo processo da educação, da família e da igreja, incorporando informações que vão das mais simples, às mais complexas. A sociedade, segundo esta abordagem, tem uma visão individualista e não estimula o cooperativismo, gerando a hierarquização dos indivíduos num contexto social. A inteligência é vista como uma faculdade capaz de acumular informações, dando ao sujeito, insignificante papel na elaboração e aquisição do conhecimento. A educação segue modelos preestabelecidos, e não há ênfase no processo de