Estruturas e análise das demonstrações financeiras
Administração
5º Semestre – Matutino
ESTRUTURAS E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Professor: Alessandro Nery
Osasco, 07 de Outubro de 2012
Introdução
O objetivo deste trabalho acadêmico é mostrar que a Análise das Demonstrações é um importante instrumento que os administradores devem utilizar,visando aperfeiçoar os resultados e criar novas situações para a empresa.
Para analisar as demonstrações financeiras de uma empresa e preciso conhecer sua estrutura em seus detalhes, ou seja, é imprescindível o entendimento das contas que se agrupam nessas demonstrações, bem como finalidades para, em seguida, em analisar a saúde financeira, econômica e patrimonial da empresa.
Etapa 1: Estrutura das demonstrações financeiras, Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.
A análise de demonstrações financeiras, além de apresentar um diagnóstico bem estruturado da situação patrimonial, possibilita aos gestores da empresa a comparação de seus resultados como os de empresas do mesmo seguimento. As principais características da Análise Vertical e Horizontal são a comparação de valores de um determinado período com os valores apresentados em períodos anteriores e o relacionamento entre eles.
Podemos identificar conceituar e interpretar as variações apuradas na elaboração a analise vertical e horizontal.
A Análise Vertical, também denominada análise de estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras (balanço patrimonial e DRE) e a valores relativos de todas as contas em relação total do ativo e passivo. Para isso é calculado o percentual em relação a um valor base.
A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de exercícios anteriores, ela é afetada pela inflação.
Uma das maneiras de apurar os percentuais de evolução da analise horizontal é tomar como base um exercício e calcular a evolução dos