ANALISE E ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Balanço Patrimonial:
É muito importante para a análise saber que o Balanço Patrimonial é uma fotografia estática da empresa em 31 de dezembro de um determinado ano. Essa espécie de “fotografia” apresenta as contabilizações da empresa de acordo com as normas contábeis, que no final do período de apuração (31/12), podemos identificar os saldos remanescentes para composição do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que reflete a posição
Financeira e econômica da empresa. Essa demonstração representa um instrumento de muita importância para a gestão de uma empresa mesmo oferecendo apenas os saldos das contas.
Dentro do Balanço Patrimonial, o grupo de contas do Ativo apresenta todos os bens e direitos mensuráveis monetariamente pertencentes a uma entidade. Agrupam os investimentos feitos na empresa pelos proprietários e terceiros e são divididos em dois grandes grupos de contas: Ativo Circulante e Ativo não Circulante.
O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui.
Na legislação brasileira e é dividido em três grupos, cada um define prazos diferentes para a realização de cada Ativo. Realizar um ativo significa transforma-lo em dinheiro.
O Balanço mostra qual é o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar seus ativos, nele também mostra como os recursos serão distribuídos dentro do Ativo e, de forma muito genérica, em quanto tempo tais recursos irão ser recuperados ou novamente transformados em dinheiro.
O ativo mais importante é o de curto prazo, que normalmente tem maior liquidez e que é utilizado para garantir o pagamento de despesas e dividas. Dentro deste grupo, certamente as contas mais relevantes são Duplicatas a Receber e os Estoques.
Ativos Circulante: são realizáveis no prazo