Estrutura do sistema de ensino no brasil e suas incumbencias
Marina S. Rodrigues Almeida marina@iron.com.br Psicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga
2004
Idioma: Português do Brasil
Palavras-chave: Sexualidade, sexualidade infantil, homossexualidade, sexualidade da criança, comportamentos sexuais
A SEXUALIDADE INFANTIL:
Hoje em dia, as crianças, em sua maioria já sabem que o nenê "sai da barriga da mãe". Mas esta é a resposta mais simples e outras perguntas complementares ainda suscitam dúvidas e ansiedade no momento de serem respondidas, principalmente quando questionam "como o bebê entrou na barriga da mãe"?
Além disso, comportamentos infantis que demonstram a sexualidade da criança são muitas vezes difíceis de serem trabalhados, tanto em casa como na escola. Brincadeiras de descoberta sexual, masturbação, atitudes que aparentam homossexualidade são alguns fatos comuns observados no cotidiano infantil e seguidamente são mal compreendidos ou mal conduzidos pelos adultos que lidam com as crianças. Portanto, faz-se necessário um maior entendimento teórico sobre sexualidade infantil para que haja menos inadequações no manejo destes comportamentos.
A sexualidade da criança começa no imaginário dos pais, antes mesmo do nascimento. Todos os pais têm expectativas em relação a seus filhos, conscientes ou inconscientes, e uma destas diz respeito à sexualidade da criança. Esta ao nascer pode corresponder à expectativa ou não e se desenvolverá conforme for a aceitação do sexo da criança pelos pais.
A partir do nascimento podemos classificar a curiosidade sexual de forma genérica em:
1ª curiosidade sexual - auto-descobrimento do corpo
2ª curiosidade sexual - eliminação de excreções
3ª curiosidade sexual - diferenciação dos sexos
4ª curiosidade sexual - nascimento
5ª curiosidade sexual - puberdade
6ª curiosidade sexual - adolescência
Para responder aos questionamentos de ordem sexual das crianças deve-se ter claro que "a criança que tem idade para perguntar, tem idade para ouvir a