Estrutura do sistema de ensino no brasil e suas incumbências
São José dos Campos/SP
2011
Introdução
A princípio, sistema de ensino seria o conjunto de escolas sob a responsabilidade do município, Estados ou da Federação que funciona como estrutura organizada, coordenadas entre si e constituída como um todo.
No Brasil, não há sistema de ensino: falta articulação entre os sistemas das diversas esferas administrativas.
As instituições (escolas) são regidas pelas mesmas normas e leis, mas não perdem suas especialidades e características próprias de acordo com a região, classe social ou etnia formando um sistema de ensino.
A estrutura da educação brasileira é formada pela educação básica, educação infantil, ensino fundamental/ensino médio e educação superior.
Para avaliar o sistema educacional brasileiro temos avaliações nacionais nos três graus de ensino:
• ENEM – para ensino Médio • SAEB – para o ensino Básico • ENADE – para estudantes no ensino Superior.
A estrutura do sistema de ensino no Brasil
A atual estrutura decorre da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação associada às diretrizes gerais da Constituição Federal/88. Assim como as respectivas Emendas Constitucionais.
Em São José dos Campos podemos observar varias escolas digamos com perfil incorreto na educação.
Podemos comparar que o governo investe mais em universidades e escolas do que na educação básica. O dinheiro que se aplica na educação hoje é pouco e ainda esse pouco é mal aplicado, não dá para pagar um bom salário aos professores, e isso acaba causando uma falta de dedicação de alguns profissionais da educação. “Ai há o desperdício: investe-se pouco, exige-se pouco e desperdiça-se muito”. (fonte WWW.jornalopcao.com.br)
O governo Federal partilha com os estados e municípios os gastos financeiros que de acordo com a constituição de 1988 é de 25% da arrecadação tributária. Porém as situações são desiguais no Brasil. Existem unidades federais