Dieta enteral
Neste trabalho falaremos sobre o que é dieta enteral e a que pacientes ela é indicada e também sobre os tipos de alimentação existentes e suas vantagens e desvantagens, Falaremos também como fazer a alimentação da dieta enteral por sonda e principalmente sobre a higiene da mesma e algumas dicas de manutenção tais como observar sua posição e em caso de problemas com proceder em relação a sua sonda.
Desenvolvimento
A dieta enteral é segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
A dieta enteral é fornecida na forma líquida por meio de uma sonda, que colocada no nariz ou na boca vai até o estômago ou intestino. Assim, é possível fornecer os nutrientes que a pessoa necessita independente da sua cooperação, fome ou vontade de comer. A alimentação por sonda é usada nas seguintes situações:
• Para ajudar na cicatrização de feridas.
• Para controlar a diarreia, prisão de ventre e vômitos.
• Para preparar o organismo para algumas cirurgias e tratamentos de quimioterapia, radioterapia e diálise.
• Quando a pessoa não pode se alimentar pela boca.
• Quando a quantidade de alimentos que a pessoa come não está sendo suficiente.
• Quando há necessidade de aumentar a quantidade de calorias sem aumentar a quantidade de comida.
Em algumas situações a pessoa recebe alimentação mista, isso é, se alimenta pela boca e recebe um complemento alimentar pela sonda. A dieta enteral pode ser preparada em casa ou industrializada. As dietas caseiras