ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
O objetivo deste trabalho é esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial e ética, política e sociedade de uma forma objetiva e clara. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador.
Em relação à microeconomia e macroeconomia vou apresentar as principais estruturas de mercado e analisar a estrutura de oligopólio.
Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim um gestor bem sucedido.
A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes à organização dos mercados, realçando características tais como: o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos participantes, o acesso de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas cinco características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
Designa-se por oligopólio a situação de um mercado com um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. A característica fundamental do oligopólio é a existência da interdependência entre as empresas. Dado a importância de cada empresa no setor, as decisões de uma quanto a preços, qualidade, propaganda, etc., afetam o comportamento das demais. (MANKIW, 2005).
As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas