administração
Os números índices, ou simplesmente índices, são medidas estatísticas frequentemente usadas para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e para obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas ocorridas ao longo do tempo. São expressos em termos percentuais. Os mais usados medem, em geral, variações de preços e de quantidades ao longo do tempo. São portanto, utilizados para determinar as variações ocorridas em diferentes valores de uma série estatística.
Um exemplo disso é quando Santos (2009) faz a seguinte colocação:
Em termos de concentração de mercado, observa-se que as redes acima responderam por 41,64% do faturamento do setor em 2003, 42,02% em 2004, e 47,25% em 2005. Nota-se um processo de aumento a participação das quatro maiores redes no faturamento do setor, ou seja, um aumento de seus “market-share” no período de análise, fazendo com que o grau de concentração do segmento no estado gaúcho aumentasse.
Na citação acima percebe o uso dos índices , para as conclusões quanto a participação das redes supermercadistas no faturamento anual do setor.
2.2.3 Deflação de dados
A deflação é a redução do nível geral de preços de um país. Quando a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras.
A deflação caracteriza-se pela baixa nos preços de alguns produtos no mercado de forma não generalizada, e não contínua. Pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta, menor demanda e pelo volume de moeda em circulação. Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo inflacionário.
2.3 Ética, Política e Sociedade
A tendência do capitalismo, em sua atual fase, de se tornar monopolista, leva-nos a pensar que a via para ter sucesso no mercado competitivo é cortar nos custos e expandir a produção, um processo que requer uma acumulação incessante de capital em sempre