Estrutura da materia
Estrutura da Matéria
Profª Carla Souza
TEORIA ATÔMICA
A História da Teoria Atômica teve início na Grécia Antiga com as teorias filosóficas que tentavam explicar a constituição da matéria.
Por volta do século V a.C. o filósofo grego Empédocres, estabeleceu a “Teoria dos
Quatro Elementos Imutáveis” onde acreditava que toda matéria era constituída por quatro elementos: água, terra, fogo e ar.
Leucipo de Mileto (aprox. 500 a.C) acreditava que se a matéria fosse sendo dividida em porções cada vez menores, chegaria a uma porção mínima indivisível, que chamou de átomo. Demócrito (aprox. 460 a.C), discípulo de Leucipo, propôs ser a matéria constituída de partículas (átomos), indivisíveis, invisíveis, sólidas e eternas, em perpetuo movimento, cercadas por espaços vazios (o que explicava o seu movimento e diferentes densidades) e dotadas de um infinito número de formas (explicando a diversidade na natureza). TEORIA ATÔMICA
LEIS PONDERAIS
Séculos mais tarde as descobertas de dois outros cientistas, Lavoisier e Proust, vieram a contribuir muito com a evolução da teoria atômica.
LEI DE LAVOISIER ou Lei da Conservação da Massa ou da Matéria (1774):
“Numa reação química realizada em recipiente fechado a massa total antes da reação
(reagentes) é igual à massa total após a reação (produtos)” ou “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.
LEI DE PROUST ou Lei das Proporções Constantes ou Definidas (1797):
“Uma substância pura é sempre formada pela mesma composição (proporção) em massa” ou “A proporção das massas que reagem é sempre constante”.
TEORIA ATÔMICA
1803 – Dalton - Modelo da bola de bilhar
Em 1808, John Dalton a partir da idéia filosófica de átomo estabelecida por Leucipo e Demócrito, propôs uma teoria atômica que se fundamentava nas leis de conservação da massa
e das proporções definidas, e foi expressa pelo seguintes postulados: a) Toda matéria e constituída por átomos
b) Os