estrutura da materia
A matéria é constituída por átomos que são estruturados basicamente a partir de três partículas elementares: o elétron, o próton e o nêutron.
Através de inúmeras experiências foi possível comprovar que, quando em presença, próton repele próton, elétron repele elétron, ao passo que próton e elétron alteram-se mutuamente. O nêutron não manifesta nenhuma atração ou repulsão, qualquer que seja a partícula da qual se aproxima.
Convenciona-se que os prótons apresentam carga elétrica positiva (+) e os elétrons carga negativa (-).
Verifica-se que, quando um átomo apresenta um número de prótons igual ao número de elétrons, ele não manifesta propriedades elétricas. Diz-se, então, que o átomo é eletricamente neutro.
Um corpo está eletrizado quando o número total de prótons que possui é diferente do número total de elétrons (np ≠ ne). Se np > ne, o corpo está eletrizado (+) e se np < ne, o corpo está eletrizado (-). Num corpo neutro np = ne
A grandeza carga elétrica é representada por R e tem por unidade, no SI, o Coulomb (C)
A carga elétrica do próton é igual em módulo à carga elétrica do elétron, constituindo a menor quantidade encontrada, na natureza, seu valor é determinado carga elementar e = 1,6 . 10 -19C.
Tendo em vista que a eletrização de um corpo se deve à falta ou ao excesso de elétrons podemos escrever que a carga elétrica de um corpo é dada por:
Q = + n . e
Nessa equação, n representa o nº de elétrons em excesso ou em falta
Processos de Eletrização a) Eletrização por atrito: Na eletrização por atrito, os dois corpos ficam com cargas iguais, porém de sinais contrários.
Série Triboelétrica: É uma tabela ordenada de substâncias de tal forma que o atrito entre duas substâncias quaisquer eletriza positivamente a substância que figura antese, negativamente a substância que figura depois na tabela. Regra
Substância
+
-
Vidro
Lã
Pele de gato
Seda
Algodão
Cobre
enxofre
b)