estrutura atomica
Todos nós conhecemos a importância da eletricidade para as nossas vidas, e sabemos que ela chega até as nossas casas através de fios. Ou seja, na realidade, o que ocorre é uma movimentação de partículas negativas que fazem parte do átomo, chamadas elétrons. Os elétrons circulam pelos fios.
Dependendo da resistência que os elétrons têm em passar pelo fio podemos ter um aquecimento; é o que ocorre nos fios que estão dentro do chuveiro elétrico, do ferro elétrico, etc.
Toda a matéria é formada por átomos. Como já visto anteriormente, os átomos de elementos químicos diferentes são diferentes.
Todos os átomos têm um núcleo no qual estão as partículas positivas e neutras, e as partículas negativas giram ao redor deste núcleo.
O átomo é neutro, ou seja, o número de partículas positivas é igual ao número de partículas negativas. As partículas positivas são chamadas deprótons e as partículas negativas de elétrons. Ainda temos no núcleo uma partícula que não tem carga nem positiva e nem negativa: são osnêutrons. Apesar de parecer estranho, o átomo também possui uma massa. Como a massa do elétron é muito pequena, cerca de 200 vezes menor que a do próton, não é levada em conta.
Portanto, a massa do átomo é a soma das massas dos prótons e nêutrons. A massa do átomo muitas vezes é abreviada pela utilização da letra A.
O que caracteriza um elemento é o número de prótons do átomo,conhecido como numero atômico do elemento, muitas vezes é utilizado a letra Z para representar o número atômico de um elemento.
O número de massa (A) do átomo é formado pela soma do número atômico (Z) do átomo com o número de nêutrons (N) do átomo.
Portanto, para acharmos o número de massa do átomo podemos utilizar a seguinte representação: Os elementos químicos são conhecidos pelo número de prótons no núcleo. Em alguns casos, acontece de um mesmo elemento ter átomos com número de nêutrons diferentes; são chamados de isótopos.
Portanto, isótopos são