Estrias
A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.
Quando não possui elasticidade suficiente para acompanhar certos processos de transformação corporal como a gravidez, mudanças bruscas de peso, crescimento rápido na adolescência, podem ocasionar o aparecimento de estrias, sendo causadas pelo rompimento das fibras elásticas e colágenas na derme.
Sabe-se que qualquer alteração estética ou morfológica no corpo de um individua influencia na sua auto-estima, e na qualidade de vida, pois este se acha fora dos parâmetros que são considerados como esteticamente corretos.
Hoje em dia existem vários tratamentos para melhorar a estética da pele, com eles melhorando também a auto-estima.
Neste trabalho iremos falar sobre as estrias que são umas das principais reclamações das mulheres, apesar da estria ser um problema que não tem solução, existem tratamentos alternativos, tanto médicos como estéticos que vem crescendo no mercado, e a cada dia proporcionando novas alternativas para tratar tais distúrbios estéticos.
2- PELE
Segundo Tontora (2000), a pele recobre e protege todo o corpo, classificada como umas defesas contra os patogenos e sua maior parte contem pouca umidade.
Algumas partes do corpo como a das axilas tem umidade suficiente para suportar populações bacterianas consideráveis grandes, já no couro cabeludo suportam pouco microorganismo.
A pele e seus derivados constituem o Sistema Tegumentar, formando a cobertura externa do corpo, segundo Ross (1993). É constituída por duas camadas principais; a epiderme, constituída por epitélio pavimentoso estratificado e a derme, constituída