Estrias
As estrias aparecem na pele de inicio como linhas avermelhadas, com aspecto liso e brilhoso. Após um determinado tempo elas adquirem uma coloração esbranquiçada e aspecto rugoso. Aparecem com maior freqüência em mulheres, durante a adolescência ou em idade adulta, durante a gestação, através de reposição hormonal, excesso de exercício, e ressecamento da pele podendo também atingir homens na adolescência e através a ingestão de anabolizantes. As estrias são mais comuns nas mamas, quadris, culótes, coxas e nádegas. Elas surgem devido ao rompimento das fibras colágenas e elásticas que estão presente no tecido conjuntivo.
A pele é um órgão onde estão presentes os tecidos epitelial, conjuntivo, muscular, nervoso e adiposo. O tecido conjuntivo é formado de células, substancia fundamental amorfa e fibras colágenas, elásticas e reticulares. Que permanecem banhadas por sangue. Este tecido tem como função dar sustentação estrutural,meios para troca,armazenamento de substrato,defesa e proteção.As fibras colágenas são firmes não maleável compostas de proteínas .As fibras elásticas podem variar de muita resistência a pouca resistência,possui muita elasticidade.Quando essas fibras se rompem esses espaços são preenchidos de sangue ocasionando um processo inflamatório,percebido pela vermelhidão. Nessa etapa existem varias formas de tratamento como: peeling e laser.
Passando o processo inflamatório o rompimento começa a ser cicatrizado, onde antes havia vermelhidão passa a ter aspecto esbranquiçado. Tornando assim um processo irreversível. Podendo haver alguns tratamentos que melhorem esse aspecto.
A melhor forma de não sofrer com as estrias é prevenindo-as, existem algumas formas básicas de prevenção são elas: uma boa hidratação da pele, cuidado com a alimentação, beber bastante liquido, praticar exercícios físicos moderadamente, sempre evitando exposição ao sol em horários