Estresse, saúde e enfrentamento, in: Introdução à psicologia de Hilgard
ATKINSON, R. L.; ATKINSON, R. C.; SMITH, E. E.; BEM, D. J.; INOLEN-HOEKSEMA, S. “Estresse, saúde e enfrentamento”, in: Introdução à psicologia de Hilgard. 13 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002, cap. 14, p. 508-525.
O que é Estresse? De modo geral estresse significa experimentar situações que são percebidas como ameaçadoras ao nosso bem- estar físico ou psicológico. Situações estas chamadas de estressadores, e as reações das pessoas a elas são denominadas respostas de estresse.
Características dos Eventos Estressantes Alguns dos eventos que causam estresse: Grandes mudanças que afetam um grande número de pessoas (ex: guerras, desastres naturais); Grandes mudanças na vida de um indivíduo (ex: casar-se, morte de um parente próximo, doença grave); Atribulações diárias (ex: perda de objetos importantes, engarrafamento no transito); A fonte pode estar no indivíduo (forma de motivos e desejos conflitantes). Situações percebidas como estressantes: Eventos traumáticos fora da faixa usual da experiência humana, eventos incontroláveis, eventos que desafiam os limites da nossa capacidade e autoconceito ou conflitos internos.
Eventos traumáticos Fontes mais óbvias dos eventos traumáticos, situação de estremo perigo que não experienciamos comumente. Isto inclui os desastres naturais (terremotos e enchentes), desastres causados pelos homens (guerras, acidentes nucleares, acidentes catastróficos e ataques físicos. Muitas pessoas apresentam uma sequência especifica de reações psicológicas após um evento traumático (Horowitz, 1986). A princípio os sobreviventes passam por uma confusão, parecendo não ter consciência dos danos ou do perigo. Na fase seguinte os sobreviventes ainda estão vulneráveis e são incapazes de realizar tarefas mais simples mas podem seguir ordens prontamente. Na terceira fase os sobreviventes ficam ansiosos e inquietos com dificuldade para se concentrar e podem repetir a história da catástrofe várias vezes. Um tipo de evento