resiliencia
Sumário
1. Introdução
2. As organizações de trabalho na atualidade
2.1. A resiliência inserida no contexto organizacional 2.2. Fatores que constituem a resiliência no trabalho
3. O perfil do trabalhador resiliente
4. A psicologia e a resiliência no contexto da organização
5. Considerações finais
6. Bibliografia
1. Introdução O presente trabalho tem a proposta de compreender o conceito de resiliência no contexto das organizações de trabalho e as novas exigências que são impostas ao trabalhador na atualidade. A importância da resiliência no contexto organizacional, leva a considerar as características que se tornam necessárias ao trabalhador, para um melhor desempenho e adaptação ao seu ambiente de trabalho. Trata-se de um conceito originário da física, mas que serve como indicador para avaliar a capacidade de superação e adaptação humanas, diante de obstáculos e adversidades consideradas como situações de risco. As exigências do mundo do trabalho atual, sempre em mudança e cada vez mais sofisticado, em função de novas tecnologias que surgem sem que se tenha tempo de aprender a anterior, requer um novo perfil de trabalhador.
Esse novo perfil diz respeito a um trabalhador com capacidade para se antecipar e se ajustar às mudanças na empresa, encontrando alternativas para lidar com novos desafios do mundo do trabalho.
A identificação desse novo profissional requer uma compreensão do conceito de resiliência que fornece indicações para configurar o perfil do trabalhador resiliente. Assim, torna-se necessário o estudo da resiliência no contexto organizacional o qual permite um novo olhar voltado para a definição de novas bases, novas regras e legislações onde se