Estresse no Trabalho
Os principais motivos de estresse no meio corporativo são: sobrecarga de trabalho, clima de insegurança, falta de perspectivas de crescimento na carreira, pressão do tempo e urgência, autoridade inadequada nas delegações de funções e outras. E pode se manifestar de diversas maneiras como baixas médicas, falta de concentração, isolamento, dificuldade de gerir o tempo e priorizar objetivos, menor rendimento e produtividade.
Para ajudar a equilibrar a equipe nada melhor do que aplicar a gestão do estresse no ambiente de trabalho e com isso trazer maior qualidade de vida para todos os colaboradores. Entendo que a melhor maneira de planejar é semanalmente, caso tenha dificuldade de fazer da semana toda, faça em blocos de três dias. Tome cuidado para não sobrecarregar a segunda-feira e com isso comprometer a programação do restante da semana. Cuide de ter tempo livre disponível para possíveis imprevistos. Diminua a quantidade de vezes que você verifica seus e-mails, confira as mensagens nos finais de período.
Além de organização aprender a dizer “não” é fundamental, é essencial ter argumentações pertinentes para uma recusa de uma atividade. “Utilize argumentos verdadeiros, nada melhor do que uma boa verdade para justificar sua recusa. Tenha um dia no mês para o ‘sim’ inevitável, deixe um dia de reserva com a agenda aberta para fazer coisas que terão como objetivo a manutenção de relacionamentos, contratos e urgências”, enfatiza a especialista.
Para amenizar esse tipo de situação a melhor maneira é aumentar o nível de confiança da equipe, pois para o clima estar pesado as expectativas e acontecimentos devem estar desalinhados, então, ela sugere 3