estratégias
Definição
Guerra é uma disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados. A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções dentro do mesmo país. Em ambos os casos, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Neste último caso, tem-se a formação de aliança(s).
Diz-se guerra civil a um conflito armado entre facções, partidos ou grupos de um mesmo povo, ou ainda a que ocorre entre povos ou etnias habitantes de um mesmo país. Expressões como "guerra econômica" e "guerra psicológica" designam também conflitos agudos com ações igualmente violentas, mas sem o uso de armas. A guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos ou territoriais. (Disponível em:. Acesso em:19 abril 2014).
"A Geografia serve antes de mais nada para fazer a guerra" - Yves Lacoste
A “arte da guerra” de Clausewitz é o fruto do renascimento da “guerra verdadeira” na Europa. Seu sistema enxerga a guerra como um fenômeno total, político e militar, amparado na mobilização de todos os recursos nacionais. O choque direto, a batalha campal e a aniquilação física do inimigo são os paradigmas da guerra contemporânea. Isso não significa, porém, que a guerra possa reduzir-se a uma súbita explosão de violência ofensiva. Justamente por envolver vastos recursos econômicos, humanos e militares, a guerra é um jogo constituído por sucessões de batalhas, em tempos e teatros diferentes. Sua estratégia requer a utilização da ofensiva, da defensiva e da contraofensiva. A balança dos chefes militares pesa probabilidades e calcula o ritmo e a intensidade do dispêndio de recursos. A eventual aniquilação do inimigo é o ato final de um empreendimento complexo, inscrito na esfera da política.
Mas a história das guerras é, sobretudo, a história do gênio humano aplicado à destruição. As “hordas” de cavaleiros das