Estratégias para promoção da inovação no contexto empresarial
Módulo: 3
Fórum – Inovação
Título: Estratégias para promoção da inovação no contexto empresarial
Disciplina: Estratégia de empresas
Introdução
O Cirque Du Soleil, companhia fundada em 1984 por Guy Laliberté, conquistou o público e garantiu uma posição de destaque na indústria do entretenimento.
Empresa de sucesso e ícone no quesito inovação, através da análise de sua história e estrutura torna-se possível ilustrar conceitos de especialistas e teóricos do assunto.
A capacidade de manter-se competitiva e detentora de uma fatia expressiva do mercado em que esta inserida, bem como o sucesso de seus produtos serão objetivo deste estudo.
Cinco forças competitivas
A análise do posicionamento da empresa em relação às forças competitivas objetivam elevar seus lucros de forma sustentável. Neste sentido, as inciativas de gestão do relacionamento com o cliente são ponto chave no direcionamento das ações e definição das estratégias.
O poder de negociação dos clientes – na indústria do entretenimento são diversos os produtos ofertados, porém, no seguimento circense, onde está inserida esta companhia e com as características e benefícios que oferece, é um produto único. A empresa demonstra conhecer as necessidades de seus clientes e com isto garante o interesse do público em consumir seus produtos.
O poder da concorrência - a criação e o lançamento de um novo conceito de circo, com características totalmente próprias, foi uma inovação de grande sucesso, que conforme conta a história, parece ter sido, no primeiro momento muito mais “instintiva” do que decisão estratégica e calculada. A ideia conquistou um mercado inexplorado. A companhia demonstra ter compreendido o desejo de seu público e a partir deste conhecimento, projeta seus novos produtos (share of customer) e consegue garantir Market Share expressivo.
Ao fundar esta companhia, Guy Laliberté conquistou um “oceano azul”, conforme o título do livro inspirado