Tematizaçao da questao do poder no livro a revoluçao dos bichos
Tematização da questão do poder no livro “a revolução dos bichos”
O livro “ a revolução dos bichos” como muito se sabe, trata se de uma sátira a Revolução Russa. Porem alem dessa sátira, através da leitura do livro de George Orwell, podemos identificar e relacionar ao enredo e a personagens da historia, ideais políticos e de poder de alguns filósofos.
O livro conta a história de uma opressiva fazenda na Inglaterra onde os animais eram criados por Sr. Jones, dono da granja do solar, o qual submetia os animais ao trabalho, usufruindo de suas produções e fornecendo-lhes de volta somente o básico para a sobrevivência. Cansados das condições de vida em que eram submetidos, os animais se revoltam buscando a obtenção da liberdade, e a conseguem, expulsando o fazendeiro e os homens presentes da fazenda. Assim, os animais, liderados mais especificamente pelos porcos,passam a administrar a fazenda, sendo o primeiro líder Bola de Neve, depois Napoleão, ambos com formas de liderança diferentes.
Fazendo uma analogia dos personagens aos filósofos, Jones, o fazendeiro, pode ser comparado basicamente ao soberano de Hobbes, o qual pode usar força e o recurso de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurar a paz, segurança e a defesa comum, através do domínio da lei da natureza e da razão. A lei da natureza, proíbe o ser a fazer o que destrói sua vida, ou o que impede os meios de preservá-la. Ou seja, para Hobbes, para haver paz o homem deve se submeter a um poder centralizado formando uma sociedade, onde haja elegido um soberano que estabeleça regras.
Analisando Bola de Neve, o porco que após a revolução fica com o poder nas mãos, nota se que