Grande sertão veredas: a crítica revisitada
Grande sertão: veredas: a crítica revisitada
Grande sertão: veredas: the critical tradition revisited
Claudia Campos Soares
Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
Resumo: O livro de Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas contabiliza uma extensa fortuna crítica que surgem a partir dos mais diferentes enfoques. Este estudo busca revisitar as diferentes linhas de abordagem do texto rosiano, identificando as características de cada abordagem relacionada à obra de Guimarães, bem como os estudiosos que seguem essas linhas de estudo no desenvolvimento de seus trabalhos.
Palavras-chave: Guimarães Rosa; Grande sertão: veredas; Crítica literária
Abstract: Guimarães Rosa’s Grande sertão: veredas has a large critical fortune that arises from many different approaches. This study seeks to revisit the different lines which can be used to approach Rosa’s text. Also, it aims to identify the characteristics of each approach related with Guimarães’ books. As well as scholars who follow these lines of discussion in their works.
Keywords: Guimarães Rosa; Grande sertão: veredas; Literary criticism
Em trabalho bastante conhecido, afirma Antonio Candido que em Grande sertão: veredas “há de tudo para quem souber ler”(1983, p. 294). A extensão da fortuna crítica do livro, bem como a multiplicidade de enfoques que a caracteriza, parece confirmar essa afirmação. No meio dessa diversidade, entretanto, três grandes linhas de investigação têm se destacado ao longo do tempo. Obviamente a classificação que será apresentada a seguir não abarca a totalidade da crítica rosiana: há estudos importantes que não se identificam com nenhuma das tendências que serão enunciadas a seguir e há outros que se identificam com mais de uma. Como afirmou Fernando Pessoa, todas as classificações são falsas; algumas, entretanto, podem ser úteis.1 As