Estratégias para promoção da inovação dentro do contexto empresarial
Módulo: 3
Fórum: Inovar para vencer
Título: Estratégias para promoção da inovação dentro do contexto empresarial
Aluno: Bruna Duela
Disciplina: Estratégia de empresas
Turma: UCI-SP20-EEEAD-30
Introdução
O objetivo deste trabalho é analisar a adoção de estratégias para promoção da inovação dentro do contexto empresarial, considerando as cinco forças competitivas, estratégias competitivas e cadeia de valor, tendo como referência o Cirque du Soleil.
Cinco forças competitivas
A teoria das forças competitivas foi desenvolvida objetivando a definição estratégica mais adequada que proporcione melhores resultados e garanta a sustentabilidade do negócio, através do diferencial competitivo e a gestão de relacionamento com os clientes.
Abaixo, estão relacionadas as cinco forças competitivas de Porter, analisando o Cirque du Soleil:
O poder de negociação dos clientes:
Através da qualidade, inovação e demais característica únicas dos espetáculos oferecidos, os preços tornam-se incontestáveis, uma vez que não há comparação direta com nenhum outro fornecedor.
Além disso, a venda dos ingressos através de pontos de venda e meios eletrônicos elimina o poder de barganha nas negociações.
O poder da concorrência:
Através dos preços praticados e tipo de espetáculos oferecidos, o Cirque du Soleil direciona, de forma automática, os serviços oferecidos aos clientes de maior valor e distancia os clientes de menor valor ou clientes sem potencial.
Além disso, através da diferenciação, praticamente elimina a concorrência direta, tornando-se um fornecedor exclusivo da categoria. A ameaça de novos entrantes:
O Cirque du Soleil ocupa uma posição única na indústria do entretenimento, através de seus espetáculos originais e incomparáveis, portanto pode-se considerar que o mesmo não possui concorrentes diretos e que a eventual possibilidade de novos concorrentes é remota.
A ameaça de produtos e