ESTRATÉGIAS EM PMES
Resumo: As condições macroeconômicas do país e a crescente competição entre as empresas fazem com que aumente a necessidade de planejamento financeiro, principalmente nas pequenas e médias empresas (PMEs) em fase inicial ou com projeção de aumento no volume dos negócios. O objetivo deste trabalho é propor uma ferramenta para calcular a previsão da necessidade de capital de giro das PMEs, utilizando o modelo de entrada-saída para projeção das demonstrações financeiras, que são fontes de informações para seu cálculo. O referencial teórico do estudo é o modelo Fleuriet de análise financeira que aborda o cálculo da necessidade de capital de giro. Como método de pesquisa, estruturou-se um estudo de caso em uma pequena empresa industrial. Elaborou-se um modelo (adaptado do modelo de Leontief) que possibilita considerar alterações no volume de negócios, níveis de estoques, prazos de clientes e fornecedores e outras contas operacionais, para o cálculo de previsão da necessidade de capital de giro.
Palavras-chave: Demonstrações Financeiras, Necessidade de Capital de Giro, Modelo de Entrada-Saída, Projeções de Demonstrações.
Abstract: The macro-economical conditions of the country and the growing competition among the companies increase the need of financial planning, mainly in the small and medium-sized enterprises (SMEs) in initial phase or that are projecting an increasing in the volume of the businesses. The objective of this study is to propose a tool to forecast the working capital need, using the entrance-exit model for projection of financial demonstrations, which are sources of information for this calculation. The theoretical reference of the study is the Fleuriet model of financial analysis, which approaches the calculation of the working capital need. As research method, a case study was structured in a small industrial company. A model