Area de integração
Os principais instrumentos empregados na análise das empresas foram questionários e entrevistas.
2.3.1 O questionário compreendeu quatro grupos de perguntas relativas às seguintes informações: - Informação sobre a situação geral da empresa (vendas, folha de pagamento etc.) em diversos estágios de sua vida e sobre a mudança de uma a outra situação. - informação sobre os funcionários do alto escalão administrativo que tenham sido os principais responsáveis pelo processo de MN. Coletaram-se dados a respeito de suas responsabiliddes na empresa, sua influência específica na MN, suas capacidades mais relevantes e suas principais preferências pessoais quanto ao desenvolvimento futuro da empresa. - informação sobre os fatores de decisão estratégica a nível econômico que eram dominantes quando se decidiu iniciar a MN e prosseguir nas diferentes etapas do seu processo de implantação.
2.3.2 As entrevistas foram conduzidas por estudantes do curso de Mestrado do Programa de Administração de Empresas do Instituto de Estúdios Superiores de la Empresa (lese), no último mês de seus estudos neste Instituto.
Os estudantes, universitários diplomados, freqüentaram cinco cursos sobre política empresarial durante dois anos no lese. Sua participação na pesquisa foi considerada na avaliação final dessa disciplina.
Cada entrevista foi conduzida por dois estudantes. Após sua realização, eles completavam o plano dos questionários e redigiam um caso de quatro a cinco páginas, relatando sinteticamente o histórico da empresa.
Este material, preparado por uma dupla de estudantes, era discutido individualmente com os autores do projeto da pesquisa e, ainda, em grupos de 10 estudantes, também dirigidos pelos autores do projeto. Para se aprimorar a fidedignidade das informações obtidas através dos questionários antes de seu emprego como material-da pesquisa, realizaram-se novas entrevistas, derivadas dos debates