Estratégias do EJA
A escola visitada para observação do conteúdo deste trabalho, foi a Escola Municipal de Guadalajara, situada em Paudálho onde foram realizada 5 visitas à noite na sala da professora Adriane Ferreira, que leciona a mais de sete ano. As séries administrada na instituição são chamadas de fase do ensino fundamental a que observamos foi a primeira fase, começando o ensino de 6:34 às 9:45, no mês de Fevereiro estavam matriculados 37 alunos, hoje a freqüência é de 25.
A proposta pedagógica parte do princípio de que a construção básica para jovens e adultos voltada para a cidadania não se resolve apenas garantindo ofertas de vagas, mas proporcionando ensino comprometido com a qualidade, ministrado por professores capazes de incorporar ao seu trabalho avanços das pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento e de estar atentas as dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar.
As dificuldades são muitas, pois sabemos como é difícil o trabalho escolar e torna-se mais delicado ainda quando se trata de adultos, pois além das formas corriqueiras de aprendizado que são normais a docente Adriane, ainda administra os problemas pessoais de cada aluno e através dele consegue transformá-los em aula. Foi observado que as aulas da professora Adriane são inovadoras, dinâmicas, atrativas para que os alunos sintam prazer ao estar em sala de aula.
A professora elabora seu planejamento com base na rotina de seus alunos não deixando de lado os conteúdos curriculares. Ela é uma profissional bastante comprometida com seu trabalho.
Este estudo se deu como uma pesquisa qualitativa, com inspiração no estudo do caso dos alunos da Escola Municipal desenvolveu-se com o auxílio da observação, questionário e entrevista com a professora do EJA. Outro interesse se corresponde ao desejo dos alunos e da professora em buscar promover aprendizagem.
De fato estes alunos da Escola Municipal Guadalajara tentem a ter um