Estratégias de Internacionalização
Módulo: 3
Título: Estratégias de Internacionalização
Aluno: YARA THEREZINHA DE ALMEIDA LOZANO
Turma: SP 17
Disciplina: Gestão de Projetos
INTRODUÇÃO
Vivemos o processo de internacionalização das organizações, pois com a globalização quebraram-se as fronteiras. As empresas precisam, cada vez mais, estudar não só seu microambiente, mas faz-se fundamental a análise do macro, onde circundam as forças incontroláveis (econômica, social, política, cultural, tecnológica e demográfica).
Conceito de internacionalização deve ser entendido como a prática contínua de qualquer operação internacional por uma empresa, seja pela via da exportação, seja por formas mais sofisticadas de inserção externa, como o estabelecimento de alianças estratégicas com parceiros no exterior, várias formas de associação entre empresas, a aquisição de empresas em outros países ou a instalação de subsidiárias para produção local.
(BARBOSA, 2006, p. 1)
Assim o projeto deve ser cuidadosamente planejado para que não haja, por exemplo, um choque na cultura. Como vender Big Mac na Índia, onde a vaca é sagrada?
Toda
a
questão
macro
ambiental
deverá
ser
estudada
estrategicamente pela organização que deseja “abrir” sua marca, produtos e serviços para o mercado internacional.
O objetivo deste trabalho é discutir sobre os aspectos críticos e os caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com o desafio de eliminar as distâncias e as diferenças entre as organizações, as regiões e as culturas mundiais. 1
ASPECTOS CRÍTICOS E CAMINHOS PARA LIDAR, DE MANEIRA MAIS
EFETIVA, COM AS DISTÂNCIAS E AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE
AS ORGANIZAÇÕES
Para que uma empresa consiga entrar no mercado internacional deve existir todo um “re” planejamento em seus processos. O ambiente é totalmente voltado para mudanças, o que exige das empresas maior estudo sobre a visibilidade de seu negócio.
Alonso (1994) apresenta 3 pontos