Estratégias de internacionalização
Segundo Gavin Eccles, professor universitário e consultor (Semanário Económico, 16 Setembro 2005), " as empresas devem analisar lacunas e identificar necessidades antes de entrarem num mercado".
Por outro lado, as empresas "para poderem entrarem em novos negócios, terão que mudar a forma como vêem as coisas".
Gavin Eccles refere que as empresas para terem sucesso no início de um processo de internacionalização devem recorrer a uma das quatro estratégias abaixo indicadas: * Estratégia 1 - Confrontar o principal actor do mercado. Exemplo: Avis Rent-a-Car quando atacou a Hertz. * Estratégia 2 - Começar por ser pequeno explorando nichos de mercado. Exemplo: Entreprise Rent-a-Car. * Estratégia 3 - "Se não os consegues vencer, junta-te a eles". Exemplo: O Centro Comercial. * Estratégia 4 - Oferecer produtos de ponta e produtos de gama baixa. "É melhor dividir categorias e ofertas para ganhar em ambos os lados".
Vantagens de Exportar
Diversificação de Mercados
A estratégia de destinar uma parcela de sua produção para o mercado interno e outra para o mercado externo permite que a empresa amplie sua base/carteira de clientes, o que significa correr menos riscos, pois, quanto maior o número de mercados ela atingir, menos dependente ela será.
A diversificação de mercado permite, ainda, que a sazonalidade do produto seja eliminada, isto é, uma empresa que fabrica produtos voltados para o clima frio, poderá produzí-los o ano inteiro, porque terá diferentes mercados onde vendê-los, e não dependerá somente das estações nacionais.
Aumento da Produtividade
Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso ocorre devido a redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos.
Com o aumento da produção, naturalmente, aumenta também a capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação das