Estratégias de competição
GRACIOSO, FRANCISCO
- Capítulo 3 – Estratégias de Competição e Desenvolvimento
Grupo D2
Guarany Nina Humberto Akio João Paulo Brusque Wanger Vecci Filho
ESPM – Pós Graduação - 1ª Gerência em gestão de negócios
Disciplina: Estratégias Empresariais Os diversos tipos de estratégias de competição mostram sua relação com a visão estratégica e o posicionamento da empresa, lembrando que as estratégias usadas pelas empresas não são apenas fruto das circunstâncias, mas refletem também atitudes, crenças e valores que compõem sua cultura organizacional.
O processo de desenvolvimento do país aponta para os 10 próximos anos uma retomada gradual dos negócios, com base em alguns setores mais dinâmicos, como exportações, infra-estrutura e telecomunicações, devido à entrada de novos competidores, nacionais e internacionais em nosso mercado. De modo geral as empresas enfrentarão problemas de adequação às características de um mercado globalizado. O retorno sobre os investimentos tem de ser mais rápido, pois as mudanças tecnológicas podem erodir as vantagens competitivas.
O posicionamento de uma empresa parte de sua missão estratégica, de definir seu lugar, imagem e atitudes perante o mercado, afinal trata-se de criar as bases para definir sua estratégia competitiva a longo prazo. De uma forma ou de outra, o sentido maior da estratégia de competição é a luta contra o concorrente e, se possível sua eliminação ou neutralização. Os europeus chegaram à conclusão de que para maximizar suas chances de êxito no mercado global, deverão posicionar-se em dois segmentos:
1 - high-tech (alta tecnologia) – especialmente produtos com base na eletrônica e na informática, que servirão como locomotivas da economia; 2 - No-tech (sem tecnologia) – atividades de serviços que requerem pouco ou nenhum treino anterior (turismo, distribuição e varejo), que servirão para absorver a