Competicoes
O conceito de estratégia existe desde os primórdios e está relacionado a um plano do que deve ser feito para competir e ser bem sucedido.
A estratégia é uma abordagem competitiva, sendo assim, analisando as dimensões onde essa competição se manifesta - biológico, militar, político, esportivo e empresarial - entende- se melhor essa intrínseca relação.
COMPETIÇÃO BIOLÓGICA
Teve início com o aparecimento da vida e durante muitos anos não envolveu estratégia e sim seleção natural: adaptação e sobrevivência do mais apto. Essa sobrevivência e o desenvolvimento social e biólogico das espécies muito se deve pela capacidade de cooperação mútua. Com a gradativa evolução dos seres vivos, as cadeias alimentares, as interações e as competições tornaram-se mais complexas. A diversidade gerada acarretou na extinção de milhares de epécies enquanto milhares de outras emergiam. Quanto mais rico o ambiente, maior o número de variáveis que proporcionam a cada espécie uma vantagem única, mas também, maior o número de competidores, tornando a competição mais acirrada.
Com base na observação da competição biológica de animais microscópios, G. F. Gause desenvolve o princípio da Exclusão Competitiva: quando espécies diferentes habitam o mesmo ambiente ou nichos muito semelhantes. Segundo esse princípio, duas espécies que conseguem seu sustento de maneira idêntica não podem coexistir, pois quando elas competem por recursos essenciais, a mais adaptada ao ambiente prevalece, eliminando a outra.
No ambiente dos negócios o modelo da competição biológica e o princípio de Gause se aplicam com a diferença de que os envolvidos tem a capacidade de imaginação e raciocínio lógico, tornando possível a estratégia. Essa estratégia deve ser usada para se diferenciar dos seus concorrentes, criando uma vantagem única em relação aos demais.
Isso garante uma evolução sustentável dos negócios.
Um exemplo real dessa estratégia é o caso da Apple, que no início