Trabalhos
Por Fernando Salles - 18/01/2012
1 2 3 4 5
( 120 avaliações)
Tamanho do texto: A- A A+
O combate à ruptura é um dos maiores desafios do setor supermercadista e também uma das principais demandas dos clientes da RTC Consultoria. Na visão da empresa, especializada em gestão de varejo, a falta de produtos ocorre em razão de uma série de problemas, a exemplo de erros na projeção de compra, falta de controle no abastecimento, análise incorreta do mix, erros no pedido das lojas e falhas na frequência de reposição das gôndolas, entre diversos outros pontos.
Para tentar minimizar o problema, muitos supermercados adotam medidas pontuais, o que frequentemente não resolve a situação. “O varejista costuma aumentar os níveis de estoque para não correr risco de perder vendas, mas esse processo fabrica outros problemas, já que as lojas e centros de distribuição não estão preparados para receber uma carga excessiva de produtos. Com isso, a área operacional fica sobrecarregada, o que aumenta os erros”, exemplifica Romualdo Coelho, diretor comercial da RTC. “Financeiramente, essa prática provoca, muitas vezes, resultados negativos, pois os custos de abastecimento tornam-se maiores que os toleráveis”, completa.
Solucionar as perdas por ruptura envolve o aprimoramento nos processos comerciais e operacionais, e também o investimento em bons sistemas de tecnologia. No entanto, para quem precisa de uma ação imediata – sobretudo para combater a falta dos itens de maior giro –, a RTC desenvolveu um método simples para definir quais são os produtos mais importantes nos resultados da loja, e que deverão ser o foco inicial do combate à ruptura. O passo a passo a seguir é uma versão simplificada do procedimento desenvolvido pela consultoria, e visa atender, inclusive, varejistas que encontram dificuldades na extração de informações, em virtude de defasagem na