Competições internacionais
Curso: EJA Modulo 3
Aluno: Gustavo Dias dos Santos Índice
1. Capa
2. Índice
3. Introdução
4-9. Desenvolvimento
10. Conclusão
11. Bibliografia Introdução
A competição pode ser definida como a interação dos seres em disputa por algo. Nos tempos primórdios as competições frequentes eram por comida, território, água, pela fêmea entre outros, com o passar do tempo o homem passou a agir em cooperação mútua e as competições foram para se obter novas conquistas como troféus, dinheiro, cargos autos, títulos e etc. Vejamos a seguir algumas competições sociais a nível internacional.
Desenvolvimento
Torneio Olímpico de Futebol
O futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nos Jogos Olímpicos, atrás apenas do polo aquático, em 1908. É o torneio mundial mais imprevisível, com medalhas vencidas por países como Japão (bronze em 1968), Gana (bronze em 1992), Nigéria e Camarões (ouro em 1996 e 2000, respectivamente). Enquanto isso, o Brasil, maior ganhador de Copas do Mundo, com cinco títulos, nunca conquistou uma medalha de ouro, tendo três medalhas de prata e duas de bronze. A Alemanha, outra grande potência mundial, só conseguiu uma única medalha, um bronze, em 1988, ainda como Alemanha Ocidental. Apesar disso, a Alemanha Oriental faturou o ouro em 1976, além de uma prata e um bronze.
A competição tornou-se cada vez mais importante em toda a década de 1920, embora essa década testemunhou um mau momento na história do movimento olímpico, quando, durante a final dos Jogos de 1920, a Tchecoslováquia saiu do campo de jogo em protesto contra a arbitragem de John Lewis e o clima militarizado dentro do estádio na Antuérpia. Nas edições de 1924 e 1928 da competição, o movimento olímpico foi dado um impulso poderoso, com a entrada do Uruguai e Argentina.
Já foi considerado um "campeonato mundial" até a realização da primeira Copa do Mundo em 1930. Após a realização da mesma, passou a