Lutas Não olímpicas
POLO CURITIBA
2013
Após os estudos dos esportes de lutas não olímpicos, podemos compreender que as modalidades possuem suas características regidas por federações e confederações, sendo suas formas de competição (quando existentes), de responsabilidade de tais órgãos, como relata o estudo a seguir.
Karatê
Possui seu sistema de competições dividido em duas modalidades: Kata é uma série organizada de técnicas ofensivas e defensivas, executadas em uma sequência. Sua competição pode ser por equipe ou individual. As equipes são formadas por grupos de três pessoas exclusivamente femininos ou masculinos. No Kumite, dois oponentes se enfrentam em uma luta dividida por categorias de pesos, graduações e idades, onde cada um deve atacar e defender, tentando marcar pontos por meio de golpes. O campeonato por equipe consiste em uma competição entre equipes com cinco pessoas ou conforme o regulamento, sempre em números ímpares. Atualmente, as competições oficiais são aquelas promovidas ou realizadas pelas organizações oficiais de administração do Karatê. Como competições estaduais podemos citar aquelas promovidas pelas Federações estaduais (Ex: Federação Paulista de Karatê, como o Campeonato Paulista que é realizado anualmente) e nacionais aquelas promovidas pela Confederação Brasileira de Karatê (Campeonato Brasileiro). Como competições internacionais, temos aqueles organizados pela Federação Mundial de Karatê (WKF, World Karate Federation) como o Campeonato Mundial, além das competições participantes do chamado circuito olímpico, tais como os Jogos Sul-americano, os Jogos Panamericanos.
Jiu-Jitsu
Nas competições de jiu-jitsu desportivo, não se aplicam golpes traumáticos, mas sim torções, imobilizações, projeções, etc. Quem organiza as competições de jiu-jitsu em território nacional é a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, que foi