influencias do sexo nas competicoes
Turma: 10º 1 A2
Disciplina: Ferramentas de Produtividade
Professora: Ivone Pinto
Como esta presente no documento, ter relações sexuais antes da competição não prejudica em nada, mas os gregos sempre discordaram, dizendo que ter relações sexuais prejudicava na competição porque uma gota de esperma equivalia a 40 gotas de sangue, ou seja, pensando assim que era mau. Pensava-se também que as relações sexuais faziam perder a energia nervosa ou desportiva e reduziam as suas capacidades de esforço. A família pode também interferir na capacidade de competição do individuo, pois podem causar problemas emocionais, havendo a distracção do atleta.
As relações sexuais antes da competição como factor favorável:
Para muitos desportistas e investigadores, a prática regular de relações sexuais, é um factor de sucesso no desporto.
Repercussões da prática do desporto sobre a sexualidade: Consequências:
- Desportivismo e função sexual do homem: A actividade física melhora a circulação na área genital; Melhora a capacidade de relaxamento.
Mulher: Não traz alterações na actividade sexual E são alteradas 2 hormonas pela actividade física:
FSH e o LH:
FSH: Hormona folículo estimulante
LH: Hormona luteinizante
Estas duas hormonas concentram-se no sangue quando praticam desporto, isto causa um desequilíbrio no ciclo menstrual, ficando 2 anos sem menstruação. Isto leva as mulheres que praticam desporto a não terem filhos ou a terem nos mais tarde.
Conclusões
Treino, competição e sexualidade têm interacções evidentes. Algumas são ainda pouco conhecidas, nomeadamente sobre o plano psico-afetivo. Parece que a relação sexual praticada algumas horas antes de uma competição não influencia nada a performance, desde que o desportista tenha a consciência de reservar um período de sono suficiente e que não dedique a noite inteira ao sexo.