Estratégia, conceitos e competição
1. Qual (is) o (s) autor (es) que mais impactou (aram) seu pensamento sobre o tema? Por que?
Os autores que mais me impressionaram nesse módulo foram Thompson, Strickland, Rumelt e Barney, por conceituarem a questão da Estratégia e a contextualizarem no ambiente competitivo das empresas. Pois como não sou da área de Administração, alguns destes conceitos e suas implicações me são novos e me estimulam a continuar pesquisando e lendo sobre o assunto.
2. O que mais chamou sua atenção nas abordagens analisadas?
Me chamou a atenção a ênfase que os autores deram na importância da estratégia como elemento fundamental da organização, pois ela seria a força para a criação de um ambiente de negócio eficiente, dimensionando as políticas e ações da visão e missão da empresa. Uma boa estratégia, coerente, definida com os valores essenciais da empresa colocam o negócio num ambiente competitivo diferenciado, agregando valor ao próprio negócio.
3. Quais abordagens pretende aplicar em seu dia-a-dia profissional? Como?
Entender a estratégia da empresa onde trabalho, para poder transformar seus valores em vantagem competitiva. Perceber seus diferenciais internos para poder transformá-los em força motivacional dos próprios colaboradores. E acompanhando o raciocínio de Rumelt, entender as deficiências das estratégias adotadas atualmente para poder superá-las, redimensiona-las.
Estratégia: visão, tempo e inovação.
1. Qual (is) o (s) autor (es) que mais impactou (aram) seu pensamento sobre o tema? Por que?
O autor que mais me chamou a atenção neste módulo foi De Geus, pela forma como apresentou e discutiu a eficiência das empresas duradouras. As suas conclusões ratificaram aquilo que eu mais ou menos intuía, de que o sucesso está na habilidade de aprender, adaptar e evoluir. Que a empresa tem um sentido e objetivo social, deve se preocupar com as pessoas, investir nelas
2. O que mais chamou sua atenção nas