ESTRATÉGIAS DA COMPANHIA
Pretendemos avançar em direção à nossa Visão através da permanente construção da marca Natura.
Nossa estratégia nos impõe buscar resultados em três perspectivas: econômico-financeira, social e ambiental. Buscamos gerar valor para todos os nossos públicos e transformar desafios socioambientais em oportunidades de negócio.
Diga-me como vendes, que eu te direi quem és. Há pouco tempo, essa era uma forma fácil de conhecer as principais marcas de cosméticos que atuam no Brasil. A paulista Natura e a americana Avon, por exemplo, optavam pelo modelo porta a porta, através de consultoras que eram recompensadas com uma porcentagem a cada frasco negociado. A paranaense O Boticário, por sua vez, preferia as lojas franqueadas. Correndo por fora, as demais concorrentes mesclavam as estratégias. A Jequiti apoiava-se em vendas diretas e na popularidade de seu dono, o apresentador de tevê Silvio Santos. A americana Mary Kay escolheu as vendas multinível, em que as consultoras recrutam outras vendedoras e ganham por parte dos negócios dessa rede.
Comportamento empresarial
Buscamos criar valor para a sociedade de maneira sustentável, construindo relações de qualidade e gerando resultados sociais, ambientais e econômicos integrados. Assim:
• Visamos oferecer retorno ao investimento dos acionistas a partir de uma proposta de equilíbrio de foco no curto e no longo prazo;
• Apoiamos entidades e associações representantes de nosso setor e que contribuem de alguma maneira para o desenvolvimento sustentável;
Nas comunidades extrativistas, aplicamos princípios do comércio justo, apoiamos o desenvolvimento sustentável local e repartimos benefícios pelo acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade.
PONTOS FORTES DA COMPANHIA
Os pontos abaixo nos fazem acreditar nas boas possibilidades de ampliar nossa competitividade e avançar rumo aos nossos objetivos estratégicos:
Sustentabilidade.