Estratégia Empresarial
(análise crítica acerca das 32 questões postas no artigo sobre Formação das Estratégias
http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75902007000400006.pdf
Este trabalho será focado na Companhia Paranaense de Energia.
A Copel é uma sociedade anônima de capital aberto e tem como principal acionista o Governo do Estado do Paraná. Possui diversos segmentos, tais como: Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização. Seu objetivo é atuar no mercado nacional, construindo usinas, gerando energia e comercializando em todo país.
A Copel vem se destacando no mercado nacional pela estratégia de adaptação a tendência de novas fontes energéticas renováveis, atuando em negócios alternativos, como usinas termoelétricas e energia eólica.
A implementação de estratégias na companhia é executado por meio de um processo estruturado, no qual se elabora um plano estratégico anual, discutido e revisado semanalmente por um grupo de gestores que representam todas as áreas internas da empresa.
Existe uma área corporativa responsável pela gestão do processo de formulação e implementação de estratégias, denominada Estratégia e Desempenho Empresarial, que assessora todas as demais áreas fornecendo-lhes subsídios de informação sobre o desempenho passado e as tendências futuras. Nessa área, são elaborados relatórios semanais com notícias dos setores em que a empresa atua que são enviados semanalmente às gerências de todas as áreas de negócios, assim proporcionando uma constante atualização dos gestores.
Por determinação regimental da empresa, suas estratégias são concebidas, apresentadas e discutidas em um Comitê de Negócios, cujas atribuições consistem em recomendar propostas para a Direção, analisar temas relevantes e recomendações de ações a serem desenvolvidas por áreas específicas, discutir, formular e propor diretrizes a serem aplicadas nas várias áreas da companhia e definir as