Estratégia para a solução de conflitos:
O CONFLITO é uma realidade do dia-a-dia de um jovem. Ou em casa ou na escola, as necessidades e os valores do jovem entram constantemente em choque com os das outros jovens. São as chamadas diferenças individuais que devem ser respeitadas.
Há conflitos relativamente pequenos e fáceis de vencer, como aqueles que aplicamos a técnica DCD (Duvido, Critico e Determino). Outros são maiores, e requerem uma estratégia para uma solução satisfatória, do contrário elas criam tensões constantes e inimizades em casa ou na escola.
A habilidade em solucionar satisfatoriamente os conflitos é provavelmente uma das mais importantes que um jovem pode possuir do ponto de vista social. Além disso, há poucas oportunidades formais em nossa sociedade que a ensinam. Assim como qualquer outra habilidade humana, a solução de conflitos pode ser ensinada.
Os jovens geralmente solucionam seus conflitos através de suas estratégias próprias. Embora estas estratégias nem sempre vão solucionar de forma satisfatória todo o conflito, mesmo assim os jovens continuam a usá-las na falta de mais esclarecimentos a cerca de outras alternativas.
Por isso a importância do Jovem do JCC na sua escola como conciliador e mediador de conflitos.
A solução dos conflitos pode ocorrer mediante as seguintes estratégias: evitando-os ou negando-os, adiando-os, por supressão, confrontando-os pelo poder ou pela conciliação.
NEGAÇÃO - É INEFICIENTE. Na realidade, não soluciona o problema existente e é típico de jovens acomodados, excessivamente dependentes, sem iniciativa, que se sentem incapazes de lidar com conflito que tem em mãos. (O famoso “não sei de nada, não vi nada, não fui eu...”). E o problema poderá se agravar.
EVITANDO - É INEFICIENTE. Nesse caso, o jovem foge do problema negando que o problema existe ou que merece atenção. Ou ficam aguardando surgir uma espécie de “solução mágica”. O jovem deve aprender a assumir a sua verdadeira