Tecnologia da adms
1 - Definição de Conflito:
Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que considera importante (ROBBINS, JUDGE e SOBRAL, 2010).
1.1 - Transições na Conceituação de Conflito
Visão tradicional: convicção de que todo conflito é danoso e deve ser evitado.
Visão de relações humanas: convicção de que, o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo.
Visão interacionista: convicção de que o conflito é não apenas uma força positiva em um grupo como também absolutamente necessário para que seu desempenho seja eficaz.
1.2 - Conflito funcional versus conflito disfuncional
A visão interacionista não propõe que todos os conflitos sejam bons. Na verdade, alguns conflitos funcionais (conflitos que apoiam os objetivos do grupo e melhora seu desempenho) e são, portanto, as formas funcionais e construtivas de conflito. Conflitos disfuncionais (conflitos que atrapalham o desempenho do grupo) são formas destrutivas ou disfuncionais de conflito
1.3 - Tipos de Conflito:
Conflito de tarefa: discordância com relação ao conteúdo e aos objetivos do trabalho.
Conflito de relacionamento: incompatibilidade nas relações interpessoais.
Conflito de processo: divergências sobre como o trabalho deve ser realizado.
1.4 - O processo do conflito
O processo de conflito pode ser visto como composto de cinco estágios. O diagrama desse processo pode ser visto na Figura 1.
Estágio 1 – oposição potencial ou incompatibilidade: o primeiro passo do processo de conflito é a presença de condições que criem oportunidades para que ele surja. Estas condições se dividem em três categorias gerais: comunicação: o potencial de conflito aumenta quando há escassez ou excesso de comunicação, além disso, a escolha de canal, os filtros de informação e o sentido (semântica) das palavras são potencializadores de conflitos. estrutura: variáveis tais como