Resumos
Uma base de dados é modelada como uma colecção de entidade e uma relação entre essas mesmas entidades. Uma instância de entidade é um objecto que possui atributos e valores específicos. Uma entidade é uma colecção de instâncias. Um atributo possui diversos tipos: simples, composto, derivado, de valor único múltiplo. Uma relação é uma associação matemática entre n entidades. Uma super chave é uma colecção de um ou mais atributos em que os seus valores distinguem cada instância de uma entidade. Num diagrama E-A (entidade-associação) é representado todas as relações existentes entre as entidades. Um diagrama E-A tem diferentes graus de relacionamento (cardinalidade) tias como: Um para um, um para muitos e muito para muitos. Uma entidade que não possua uma chave primária é designada como entidade fraca. A aridade de uma associação refere-se ao número de entidades que participam na mesma. Estas podem ser associações binárias (duas entidades) ou não binarias (+ 2 entidades).
Modelo Relacional
As noções de chaves num modelo relacional é idêntica às do modelo E-A.
Cada tipo de associação diferente irá dar origem a um tipo de relação também diferente.
Uma entidade forte não apresenta alterações. Enquanto uma entidade fraca irá ter como chave a chave primária da entidade forte a que se associa.
Uma relação muitos para muitos dá origem a uma nova tabela que contém chaves primarias de 2 entidades envolvidas. Numa relação muitos para um ou vice-versa, o esquemas relacional do lado muitos passa a conter um novo atributo que é a chave primária do lado um que se designa de chave estrangeira.
Uma especialização pode ser transformada de 2 maneiras.
Uma agregação poderá ser representada se for constituída por um esquema que contém uma chave primária que por sua vez está agregada a uma relação, esta mesma chave tem de estar associada a uma entidade e por fim todos os atributos terão se ser descritivos.
Álgebra Relacional
Existem 6 operadores básicos na álgebra