artigo cientifico
ESTRATÉGIAS PARA A ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS: A REALIDADE DE
UMA INDÚSTRIA DE ALUMÍNIO
Morgana de Oliveira
Acadêmica do Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Negócios
RESUMO
Muitas vezes as organizações defrontam-se com conflitos sem soluções e que se intensificam com freqüência, sendo responsáveis por uma séria de ameaças à estabilidade da empresa.
Mas esta realidade deve mudar, as empresas devem procurar a melhor solução para resolvêlos e não simplesmente deixá-los acontecer ou ignorá-los. E para superar estes obstáculos, faz-se necessário o emprego de alguns métodos que visam facilitar a administração de tais conflitos, sempre com o objetivo de alcançar o sucesso organizacional. E é com base nesta visão que este trabalho será focado, tendo como objetivo avaliar as estratégias de administração de conflitos adotadas por uma indústria de alumínio. A medolologia utilizada caracteriza-se por uma pesquisa exploratória, na forma de estudo de caso e com uma abordagem qualitativa e quantitativa. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário com os gestores e coordenadores da empresa pesquisada. Dentre os resultados alcançados destacam-se: o aprofundamento teórico sobre o tema; e a avaliação dos estilos de gestão de conflitos da empresa, que foi possível com a aplicação de um questionário, já validado e aplicado em outros estudos.
Palavras-chave: administração de conflitos, gestão, organização, pessoas, negociação.
1 INTRODUÇÃO
O ritmo em que vivem as empresas coloca constantemente as pessoas em situações que geram pontos de vistas diferentes e muitas vezes conflitantes, exigindo bastante equilíbrio das partes envolvidas. Alguns conflitos podem gerar posições pessoais e todo o vigor, qualificação, tempo, dinheiro, enfim, todos os recursos disponíveis para serem usados de forma positiva e saudável são deixados de lado.
Entretanto, estes conflitos podem sim trazer