conflitos
Existem vários tipos de conflitos, internos, intrapessoal ou externos, etc. O conflito está ligada a desacordo, discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo. Para que haja conflito, além da diferença de objetivos e interesses, tem que haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas. Assim, o conflito é muito mais do que um simples desacordo ou divergência, constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada, para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar seus objetivos. Uma das maneiras de avaliar a eficácia da solução de um conflito é verificar qual o caráter dos novos conflitos que dela decorrem.,
Segundo Chiavenato ele identifica três níveis de manifestação de umconflito: Latente, Experienciado, Manisfesto
- Latente: é um conflito potencial, não declarado, e ocorre quando as partes percebem que seus objetivos ou interesses são diferentes.
- Experienciado: quando é velado, dissimulado, oculto – não se manifesta externamente com clareza, mas provoca sentimentos de hostilidade, raiva, descrença.
- Manifesto: é o conflito aberto, manifestado sem dissimulação, com interferência ativa ou passiva de, pelo menos, uma das partes.
A escolha da estratégia numa situação de conflito poderá definir o sucesso ou fracasso na busca de uma solução. A conveniência de uma estratégia depende da situação, das pessoas, do contexto, do momento. Na empresa a grade gerencial é útil para analisar situações de conflito e possíveis estratégias de solução, em função da preocupação com as pessoas e preocupação com os resultados.
Na empresa os conflitos são importantes e essenciais para o crescimento de toda empresa. A expectativa é quanto à solução. Por exemplo, quando um cliente entra em contato com a empresa ele quer que o profissional resolva o seu problema. O fato pode demonstrar se a empresa é competente ou não. A empresa saudável é aquela que prioriza de forma inteligente o