Estratégia do oceano azul
O que é a Estratégia do Oceano Azul?
A Estratégia do Oceano Azul é um conceito apresentado num livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (2005), que ensina a investir em mercados inexplorados. Esta forma de gerar os rumos da organização ajuda a empresa a escapar do modelo de concorrência atual.
As principais diferenças de postura entre quem se encontra num oceano vermelho, ou seja, em um alto grau de competitividade e quem tenta descobrir oceanos azuis são as seguintes:
a) Quem está num oceano vermelho compete nos espaços de mercado existentes; num oceano azul são criados espaços de mercado inexplorados; b) Num oceano vermelho os concorrentes devem ser vencidos; num oceano azul procura-se tornar a concorrência irrelevante por um tempo; c) No oceano vermelho aproveita-se a demanda existente; no oceano azul é necessário criar e capturar uma nova demanda; d) Para os que estão num oceano vermelho importa exceder o trade-off valor-custo; para os que trabalham um oceano azul interessa romper com o trade-off valor-custo; e) Num oceano vermelho a empresa quer alinhar todo o seu sistema de atividades com sua escolha de diferenciação ou baixo custo; num oceano azul a empresa busca a diferenciação e o baixo custo.
Mas como buscar a diferenciação com o baixo custo? Através da inovação de valor. Este princípio é uma espécie de Pedra de Roseta do conceito de oceano azul: Uma Inovação sem valor é gerar um pioneirismo e futurismo além do que o mercado deseja pagar; um valor sem inovação agrega utilidade à empresa, mas não é suficiente para que ela tenha uma vantagem competitiva no mercado. Uma inovação de valor significa dar um grande salto no sentido de agregar valor para o cliente e buscar uma queda na estrutura de custos do seu segmento de atuação. A consultoria Symnetics criou um questionário de 10 perguntas para teste e reflexão se um grupo ou empresa é um inovador de valor:
1. Impulsionamos nossa estratégia sob a perspectiva do cliente,